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CURSO AVANÇADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Carga Horária: 200h
Um Final de Semana por Mês

A política de Assistência Social no atendimento às famílias, tem o histórico de intervenções fragmentadas, emergenciais e superficiais, ofertadas numa lógica de favor, solidariedade e benesse, num caráter familista, onde há uma sobrecarga e responsabilização das famílias no desenvolvimento do seu papel protetivo, com esvaziamento de uma proteção estatal consistente.

A partir da Constituição Federal de 1988, que inclui Assistência Social como Política Pública, integrante da seguridade, sendo um dever do Estado e direito do cidadão, foi possível iniciar um esforço estratégico para sua profissionalização, sendo a LOAS/1993 um instrumento jurídico importante, o qual teve seu conteúdo atualizado em 2011 através da Lei Federal 12.435 que instituiu o Sistema Única de Assistência Social – SUAS (sistema público, descentralizado, participativo e não contributivo que organiza a gestão e oferta da Política Setorial de Assistência Social), sendo possível, a partir de então, demarcar a matricialidade sociofamiliar com foco no estímulo da autonomia e potencialidades das famílias em uma situação de vulnerabilidade social, desnaturalizando e abrandando a responsabilização destas.

Como parte deste processo de profissionalização, a FUNDACEM construiu o Curso Avançado em Assistência Social contendo uma carga horária de 200 horas, com repertórios técnicos e de gestão do SUAS, inclusive no tocante ao conceito e características de trabalho social da política, estabelecendo categorias profissionais, perfil dos trabalhadores, princípios éticos e insumos teórico-metodológicos para sua atuação.

A capacitação/formação nesta área é de grande relevância por disponibilizar bases operacionais e teóricas que permitem os profissionais do SUAS atuarem no desenvolvimento de ações gerenciais administrativas e técnicas necessárias ao funcionamento dos equipamentos socioassistênciais, dentro do regramento nacional, bem como municiar tais profissionais na elaboração e utilização de instrumentos e produtos técnicos-operativos, e na produção de diagnósticos das famílias acompanhadas/atendidas.

A apropriação destes conteúdos possibilita mudanças positivas na forma de operacionalização dos serviços socioassistênciais e seus recursos, como consequência o espelhamento deste cenário positivo no sistema de informação federal onde será registrada processualmente a descrição das ofertas, gerando por sua vez repercussões positivas nos índices e indicadores da Política Municipal de Assistência Social e na captação de mais recursos federais.

Esse Curso contém 120 horas presenciais e 80 horas em ensino à distância, que serão realizadas durante 06 (seis) módulos, em um final de semana por mês, cujos créditos com sua carga horária poderão ser aproveitados para a composição de um futuro Curso de Especialização em Trabalho Social com Ênfase em Famílias e Comunidades Contemporânea ou Curso de Especialização em Administração Pública Municipal, desde que o aluno tenha frequência mínima de 75%, bem como nota mínima de 7,0 (sete) nas disciplinas deste curso e complemente com mais 200 horas de curso dessa modalidade para concluir 400 horas, faça e seja aprovado na disciplina Metodologia Científica bem como no Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

MÓDULO I – Família na Contemporaneidade: reflexões, conceitos e o desafio da intervenção profissional

Dra. Elizabete Terezinha Silva Rosa

As concepções de família na contemporaneidade;

As transformações da família contemporânea em seus aspectos sociais;

A realidade das famílias no Brasil, nas suas diferentes dinâmicas, inserindo a dimensão de classe e gênero;

Traços e conformação do trabalho com famílias e processamento na Política de Assistência Social; Princípios do trabalho social com famílias;

Instrumentalidade e suas dimensões.

 

MÓDULO II – Família, Políticas Públicas e Relações Intergeracionais

Dra. Gilca Carrera

Desenvolvimento teórico-conceitual das noções contemporâneas de família na perspectiva interdisciplinar, ciclos de vida e intergeracionalidade, novos arranjos e dinâmicas familiares e seus impactos na políticas públicas, abordagem familiar no contexto dos determinantes sociais, as famílias em situação de vulnerabilidade e os princípios da política públicas, a concepção de família na Constituição Federal, a centralidade da família na política de Assistência Social.

 

MÓDULO III - Metodologia de Atendimento à Família no Serviço Social

Prof. Davi Barbosa

Instrumento, instrumentalidade e instrumentação;

Estudo Social;

Abordagem Social coletiva e individual;

Relatório social;

Laudo Social;

Parecer Social;

Diferenciação entre instrumento, método e documento;

Trabalho com famílias;

Busca ativa;

Acolhimento;

Escuta;

Acompanhamento familiar;

Encaminhamento;

Alta Social;

Desligamento da família;

Legislações;

Ficha de Acompanhamento do Bolsa Família;

Ficha de Acompanhamento do BPC;

Ficha de Acompanhamento Familiar I;

Ficha de Acompanhamento Familiar II;

Ficha de Atendimento;

Ficha de Atendimento Individualizado;

Ficha de Avaliação do Participante;

Ficha de Encaminhamento CadÚnico;

Ficha de Encaminhamento I;

Ficha de Encaminhamento II;

Ficha de Frequência CRAS;

Ficha de Frequência e Aproveitamento do Cursista;

Ficha de frequência para Estagio Supervisionado;

Ficha de Frequência para Grupo Produtivo;

Ficha de Frequência SCFV;

Ficha de Identificação do Coletivo;

Ficha de Inscrição para Gestantes;

Ficha de Inscrição para Idosos;

Ficha de Inscrição SCFV 0 a 6 anos;

Ficha de Planejamento Coletivos e Núcleos;

Ficha de Registro de Atividades Técnicas;

Ficha de Registro para Famílias Beneficiárias do BPC;

Ficha de Registro para Visita Domiciliar;

Ficha de Relação de Visitas Domiciliares;

Ficha para Registro de Famílias em Extrema Pobreza;

Formulário de Encaminhamento e Contrarreferência;

Formulário de Informação do SCFV;

Formulário de Visita Domiciliar;

Modelo de Convite para Comparecimento ao CRAS;

Modelo de Cronograma de Atividades;

Modelo de Cronograma de Reuniões de Acompanhamento;

Modelo de relatório final estagio supervisionado;

Plano de Ação Completo CRAS;

Prontuário CRAS – Prontuário Social (Ficha de Identificação da Família);

Questionário Cartografia (Coleta de Dados);

Registro de Visita Institucional I;

Registro de Visita Institucional II;

Relação de Orientadores Sociais;

Relatório de Atividades;

Relatório Mensal Roteiro para Entrevista de Acolhida e Avaliação;

Roteiro para Relatório de Visita Domiciliar;

Ficha de atendimento de pacientes com transtorno mental;

Ficha de avaliação socioeconômica: programa bolsa trabalho – PBT;

Roteiro para visitas às entidades de acolhimento;

Ficha de Desligamento de programa social;

Instrumento de avaliação do plano do acompanhamento;

Instrumento de acompanhamento familiar coletivo;

Instrumento de acompanhamento familiar particularizado;

Atual concepção de família;

Como conceituar família;

Classificação de família;

Finalidades do Serviço no atendimento à família;

SUAS - Mecanismo de extensão da proteção social;

Família: um espaço de harmonia ou conflitos;

O processo de atendimento do Assistente Social as famílias;

A intervenção do Assistente Social Frente ao Núcleo familiar independente de seu campo de atuação;

 

MÓDULO IV – Funções Gerenciais no Suas – Bases para a atuação dos Coordenadores e Gestores

Profa. Thaise Viana

Aspectos conceituais sobre Gestão Pública e Políticas Sociais;

Gestão Estratégica: planejamento, monitoramento e avaliação;

Eficiência, eficácia e efetividade na administração pública;

Natureza do trabalho social no SUAS;

O trabalho e os trabalhadores do SUAS;

Contribuições para a gestão democrática e SUAS;

Dimensões praticas da gestão financeira e orçamentária;

Gestão da Informação; Gestão Administrativa;

Funções estratégicas de gestores e coordenadores no SUAS – organização , direção e programação ; Gestando o trabalho interdisciplinar;

Articulação intersetorial e intraSUAS;

Insumos para elaboração e utilização de planos e diagnósticos;

Pacto de Aprimoramento de gestão do SUAS e suas repercussões na atuação de gestores e coordenadores.

 

MÓDULO V - Família, Territorialização e Desenvolvimento Social

Dra. Gilca Carrera

Família;

Território;

Territorialização;

Atuação do Estado no território;

Território e sistemas únicos SUAS e SUS;

Integralidade e rede socioassistencial;

Território e gestão das políticas sociais;

Diagnóstico socioterritorial;

Novos arranjos familiares e intervenção no território;

Atendimento as demandas e ampliação do acesso as diversidades locais;

Território e desenvolvimento local.

 

MÓDULO VI - Trabalho Social com Famílias no SUAS

Profa. Thaise Viana

Histórico do trabalho social com famílias no Brasil; conceito e concepção de família para a Política de Assistência Social; Matricilidade Sociofamiliar ou centralidade da família no SUAS; Segurança Socioassistencial de convívio familiar e comunitário; noções básicas sobre vulnerabilidade e risco social; conceito de trabalho social com famílias no SUAS;mudanças nos padrões socioeconômicos, na dinâmica e na organização das famílias; referências teóricas para desenvolver o trabalho social com famílias no SUAS; características das famílias atendidas/acompanhadas; ações de planejamento e gestão; ações político-organizativas; instrumentalidade e instrumentos técnico-operacionais; etapas do trabalho social com famílias; elaboração do diagnostico familiar e do plano de acompanhamento familiar; estudo de caso e atuação interdisciplinar.

Elizabete Terezinha Silva Rosa

Doutora e Mestre em Serviço Social

Integrante do grupo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade - NEPI, da PUC - SP

Graduada em Serviço Social e Bacharela em Direito

Docente de Cursos de Graduação e Pós Graduação de Serviço Social

 

Gilca Oliveira Carrera

Doutora e Mestre em Educação

Professora do Programa de Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea da UCSAL

Atual Assistente Social estatutária da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

Graduada em Serviço Social

 

Davi Barbosa

Mestre em Serviço Social e políticas educacionais, Mestre em Teologia

Especialista em Educação Infantil, Especialista no Combate as drogas e política de Danos

Professor de vários cursos na plataforma ideiacriativa

 

Thaise dos Santos Viana

Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais

Ex-Coordenadora de Proteção Social Especial da SEDES - BA

Assessora Técnica da  Superintendência de Assistência Social - SAS/SJDHDS

Assistente Social

 

 

 

 

HORÁRIO DAS AULAS: das 8:00 às 18:00 com intervalos para cafezinho e almoço. Vide datas das etapas com seus respectivos módulos. INÍCIO DO CURSO: 24 de agosto a 08 de dezembro de 2019 FREQUÊNCIA: O aluno deverá ter frequência obrigatória mínima de 75%. Se, por ventura, o aluno assinar a frequência e não assistir a aula, terá sua presença anulada. AVALIAÇÃO: Serão realizadas provas e/ou trabalhos das disciplinas do curso. APROVAÇÃO: Será aprovado o aluno que comparecer a 75%, no mínimo, das aulas presenciais e a distância ministradas e tiver obtido, nas avaliações, inclusive no Trabalho de Conclusão do Curso – TCC, nota igual ou superior a 7,0 (sete). MÓDULOS EM ENSINO À DISTÂNCIA - 80 HORAS Serão realizadas atividades obrigatórias utilizando a metodologia de ensino à distância através de atividades extra classe como: leituras, exercícios, atividades, avaliação, fóruns e indicação de bibliografia a fim de tratar de temas inovadores sobre a matéria. As atividades desenvolvidas nos módulos de ensino a distância deverão ser obrigatoriamente realizadas, da mesma forma que as exigidas de forma presencial. INVESTIMENTO O valor do curso por participante é de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais), caso o aluno ou a instituição seja conveniada com a FUNDACEM terá o desconto de 12% (doze por cento), ficando, o preço do curso por aluno em R$ 3.960,00 (três mil novecentos e sessenta reais). OBSERVAÇÕES: • Todos os contratos para esse curso, deverão estar devidamente assinados pelo gestor até o limite do 2º módulo. • Caso não seja apresentado o contrato assinado pelo gestor, até o início do 2º módulo, o ou os participantes desse contrato, ficarão automaticamente impedidos de assistir (em) o 2º módulo. • Os contratos com Prefeituras ou Câmaras devem ter vencimentos em 11 ou 21 dos meses estabelecidos, podendo os pagamentos serem parcelados em até 02 (duas) vezes de R$ 2.250,00 (dois mil duzentos e cinquenta reais) para os não conveniados com a FUNDACEM. • Para os conveniados com a FUNDACEM os pagamentos poderão ser parceladas em até 02 (duas) vezes de R$ 1.980,00 (mil novecentos e oitenta reais). • OBS.: Para alunos da FUNDACEM, pessoa física conveniada, o curso poderá ser parcelado em até 6 (seis) cheques de R$ 660,00 (seiscentos e sessenta reais). COMO REALIZAR A MATRÍCULA: 1) O pagamento pode ser feito diretamente na conta bancária em nome da FUNDACEM, CNPJ: 06.150.141/0001-77 - Banco BRADESCO, Agência 3545-9, C/C nº 27292-2 com envio do comprovante do depósito por e-mail para a FUNDACEM fundacemssa@yahoo.com.br e ou SEDEX para o endereço: 2ª Travessa Gersino Coelho, 10 – Matatu, CEP: 40255-171, Salvador – BA. (Os depósitos bancários devem ser feitos com identificação do nome do aluno, empresa, Prefeitura ou Câmara). 2) A matrícula e pagamentos também poderão ser realizados diretamente na sede da FUNDACEM, no endereço: 2ª Travessa Gersino Coelho, 10 – Matatu, Brotas, Salvador – BA e /ou no Alto da Ladeira do HGE, s/n (Fim de Linha ao lado do HGE), Av. Vasco da Gama, (Prédio de 4 andares nas cores azul e branco com muro branco e pilastras azuis). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Identidade e CPF (original e cópia). LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO: O Curso será realizado no Alto da Ladeira do Hospital Geral do Estado – HGE, s/n, (Fim de Linha ao lado do HGE) - prédio de quatro andares azul e branco com muro branco e pilastras azuis, Av. Vasco da Gama, Salvador – BA. Obs: Mudanças que por motivos imperiosos ou administrativos venham a ocorrer, o aluno será informado imediatamente.
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