Painel de Cores

Qual é a cor tema que você quer usar? Aqui estão algumas cores predefinidas.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias


Fundacem concede título de Honra ao Mérito ao presidente Inaldo Araújo

    Data: 11/07/2015

A educação não apenas transforma, mas também dissemina valores fundamentais para uma administração pública responsável, que exija deveres e garanta direitos aos cidadãos. Com esta mensagem, o presidente da Fundacem, César Montes, abriu a solenidade de comemoração pelos 11 anos da Instituição, realizada neste sábado (11.07), no San Salvador Hotéis e Convenções, bairro do Stiep. A Fundacem tem como principal missão capacitar servidores e gestores públicos por meio de cursos e outras ferramentas educacionais.

Na oportunidade, o presidente do TCE, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, recebeu, juntamente com outras seis autoridades, o título de Honra ao Mérito como palestrante nos cursos promovidos pela Fundacem visando à gestão responsável dos recursos públicos e à qualificação dos servidores. O auditor do TCE Daniel Gomes Arruda também foi agraciado com o título. Dezenove prefeitos foram também homenageados no evento.

Antes da solenidade de entrega de títulos, a promotora de Justiça do Estado da Bahia, Rita Tourinho, fez um apanhado da disciplina Contratações Públicas – irregularidades e responsabilização dos agentes políticos, com foco no tema Peculiaridades do Contrato Administrativo. Ao encerrar a explanação, dirigiu à plateia uma mensagem de otimismo:

"A crise que atravessa o Brasil, hoje, não é jurídica. A crise é moral. É necessário que as administrações nos âmbitos municipal, estadual e federal percebam a importância de se trabalhar com cidadania e educação. Não se pode tolerar uma classe de dirigentes que seja indiferente à corrupção, à pobreza, às desigualdades. Cada um tem que fazer a sua parte e ter comprometimento com a lisura na administração pública. Todos nós, servidores, políticos ou representantes de órgãos de controle, temos de acreditar na função que desempenhamos", ressaltou Rita Tourinho.

Ao conceder o título de Honra ao Mérito ao presidente do TCE, César Montes citou o vasto currículo do conselheiro Inaldo Araújo, dando destaque ao permanente incentivo dado pelo mestre em Contabilidade para o desenvolvimento da Fundacem. "O companheiro Inaldo Araújo tem sido um estimulador da nossa Fundação. Ressalto aqui a sua capacidade técnica e a sua luta pela preservação do patrimônio público à frente desta importante casa de controle que é o TCE. Ele e todos os outros aqui nos incentivaram muito. Todos emprestaram o nome e a grande capacidade intelectual, confiando na Fundacem".

Para o presidente Inaldo Araújo, o evento celebra a consolidação de uma instituição que trabalha por uma sociedade mais justa. "Devo lembrar que quem recebe esta homenagem não é a minha pessoa, e sim o Tribunal de Contas do Estado, uma instituição centenária que tem conseguido exercer seu papel com muita mestria. Receber este título é uma questão de honra, porque qualquer servidor público se sente prestigiado ao receber um título concedido por uma Fundação tão importante, que presta relevantes serviços pela melhoria das condições de vida da população mais carente. O TCE é uma das instituições que mais investem em capacitação. Um auditor bem capacitado pode prestar um serviço cada vez melhor. Neste aspecto, temos parcerias de escol, dentre elas a Fundacem. Cito como exemplo de competência e qualidade na lista de professores a procuradora Rita Tourinho, que exibiu aqui apenas uma mostra da excelência do curso".

Foram também homenageados com o título de Honra ao Mérito o subprocurador Geral da República, Antonio Augusto Brandão de Aras; o ministro aposentado do TSE e STJ, José Augusto Delgado; a promotora de Justiça do Estado da Bahia, Rita Tourinho; o chefe de gabinete do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Francisco de Carvalho Neto, representando o presidente da instituição, Francisco de Souza Andrade Netto; o ex-presidente do TCM, Paulo Virgílio Maracajá Pereira e Fabrício Vasconcelos.

Receberam ainda homenagens os seguintes prefeitos: Alfredo Ricardo Bessa Magalhães (Xique-Xique), Antonio Carvalho da Silva Neto (Araci); Arnaldo de Oliveira Filho (Caém), Cleová Oliveira Barreto (Morro do Chapéu), Giuliano de Andrade Martinelli (Jaguaquara), Humberto Soares Leite (Santo Antonio de Jesus), Jabes Souza Ribeiro (Ilhéus), Jorge Antonio Castellucci Ferreira (Salinas da Margarida), José Ronaldo de Carvalho (Feira de Santana), Manuel Azevedo Rocha (Coribe), Márcio Araponga Paiva (Lauro de Freitas), Márcio de Oliveira Farias (Rio de Contas), Paulo Cézar Simões Silva (Alagoinhas), Rodrigo de Castro Lima (Esplanada), Rui Rei Matos Macedo (Jacobina), Simeia Queiroz de Souza (Ubatã), Tânia Diniz Correia Leite de Brito (Jequié), Vera Lúcia Maria dos Santos (Maragojipe) e Wilson Araújo Matos (Nordestina).

DEPOIMENTOS

"Recebo essa homenagem com muita satisfação e agradeço a generosidade da Fundação César Montes. É um estímulo ao aperfeiçoamento da gestão pública e ao compromisso com a ética. O trabalho de um servidor público, seja ele de qualquer área, deve se pautar no princípio cívico de bem servir ao cidadão. Que isso sirva de referência para o Controle Externo, porque temos esse papel pedagógico de levar a função do TCE à sociedade com transparência. Neste assunto, cito o conselheiro Inaldo Araújo como exemplo de competência na administração pública."
Daniel Gomes Arruda, auditor do TCE

"Fico muito feliz em ter participado deste evento, principalmente pela presença dos servidores e gestores públicos, a exemplo dos prefeitos e secretários que aqui estão prestigiando esta Fundação que completa 11 anos. A Fundacem exerce esta nobre missão de tentar melhorar, por meio da educação, a qualidade dos serviços públicos. É um alento termos a consciência de que a educação é o caminho e o contínuo aperfeiçoamento do servidor público é fundamental para que os serviços sejam prestados com mais eficiência e eficácia."
Luciano Chaves, presidente da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa

"Estamos no terceiro módulo do curso de extensão a respeito de licitações e contratos administrativos e fizemos uma revisão geral da Lei de Licitações no Estado. Para mim, que trabalho na área de contratos, está sendo de extrema valia quanto ao cuidado com a coisa pública."
Francisco Szabó Correia Guerreiro, agente público do TCE, participante de curso ministrado pela Fundacem

"Este evento mostra que Tribunal de Contas do Estado, como órgão de controle por excelência, está sempre preocupado em qualificar os seus profissionais. O curso tem o objetivo de aprimorar a prática do controle, e é muito importante a participação dos servidores do Tribunal em cursos de capacitação."
Daniel Lisboa Júnior, agente público do TCE, participante de curso.

"O curso está abordando questões controversas, um novo ângulo do controle que não conhecíamos. Por exemplo, as dificuldades encontradas em processos de licitações. Temos uma melhor compreensão a partir da visão do gestor."
Daniele Novaes Rodrigues da Cunha

Fonte: TCE-BA