Painel de Cores

Qual é a cor tema que você quer usar? Aqui estão algumas cores predefinidas.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias


Autores entregam Livro aos Conselheiros e Presidente do TCE-BA

    Data: 15/05/2014

Daniel Gomes Arruda, analista de Controle Externo; Vitor Hugo Morais de Almeida, analista de Controle Interno; Lucas Hayne Dantas Barreto, procurador federal, e César Montes, editor e presidente da Fundacem, estiveram no Gabinete da Presidência na manhã de terça-feira (13.5) para uma visita de cortesia.

 

Na oportunidade, entregaram ao conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, presidente do TCE, um exemplar do livro Guia de Orientação para Promoção da Qualidade na Prestação de Contas Públicas Municipais - 300 Irregularidades que Ensejam Rejeições de Contas pelo TCM-BA, de autoria de Daniel Gomes, Vitor Hugo e Lucas Hayne. Todos os conselheiros receberam um exemplar. "É uma satisfação muito grande receber esta cortesia, principalmente pela qualidade dos autores, pois conheço os três: Daniel Gomes Arruda, parceiro de longas datas; Lucas Hayne, procurador da AGU (Advocacia Geral da União), e Vitor Hugo, palestrante de escol. Então, a Fundacem está de parabéns por acreditar e patrocinar este trabalho que, tenho certeza, é de grande valia para os municípios do Estado da Bahia e, quiçá, do Brasil", agradeceu o conselheiro Inaldo Araújo.

 

DEPOIMENTOS

 

"É um trabalho de pesquisa pública municipal. A Bahia tem 417 municípios, um desafio que, às vezes, amedronta, mas é gratificante, ao final, saber que um trabalho bastante objetivo, mas com conteúdo muito construtivo para a administração pública municipal, nos deixa muito feliz em poder colocar à disposição do público um trabalho que, certamente, será útil para a administração pública e para a sociedade como um todo, porque a administração está para servir à sociedade. E a proposta de trabalho é esta". 
Daniel Gomes Arruda, analista de Controle Externo do TCE

 

"Nossa preocupação também foi fazer um texto direto, acessível, pois sabemos que os servidores municipais já têm uma carga de trabalho muito grande. Então, um texto muito longo, muito complexo talvez não atendesse à finalidade. A nossa preocupação foi ser simples, direto, para que os servidores possam ir diretamente na fonte e se aperfeiçoar cada vez mais no exercício de suas relevantes funções públicas". 
Lucas Hayne Dantas Barreto, procurador federal e mestre em Direito Público

 

"Uma gestão de qualidade perpassa pelo cumprimento de normas, e o modelo vigente de administração é a administração gerencial, com foco no cidadão, e o controle está nos resultados que a administração produz. Um dos maiores desafios enfrentados pelos municípios é a falta de pessoal qualificado para o desempenho de atividades técnicas. Por isso o investimento em capacitação de pessoal, em fortalecimento do sistema de Controle Interno e em gestão de riscos é uma medida preventiva que produz muito mais resultado que qualquer medida corretiva ou punitiva. E, assim, nós podemos proporcionar uma gestão de qualidade".
Vitor Hugo Morais de Almeida, analista de Controle Interno

 

"Os autores buscaram compilar 300 irregularidades que ensejam rejeição de contas. A intenção dos autores é fazer com que todas das administrações públicas municipais evitem essas rejeições de contas, qualificando melhor as suas contas".
César Montes, editor e presidente da Fundação César Montes (Fundacem)

 

Fonte: TCE-BA